sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

VOCÊ SE ACHA CRIATIVO?

Veja o que é importante e o que alguns gênios como Picasso, Einstein e Mozart faziam para melhorar suas performances.

O dicionário Aurélio define criatividade como: qualidade de criador
Define criativo como: criador; imaginação criativa
Simples né? SQN.

A criatividade nem sempre tem a ver com a inteligência. Somente a inteligência não é capaz de criar um trabalho excepcional.
O QI, por si só, não garante o sucesso.  

Picasso, Einstein e Mozart compartilhavam certas características em comum para expressar a criatividade em suas respectivas artes.

CARACTERÍSTICA 1 - DETERMINAÇÃO
As pessoas criativas são determinadas ao extremo. Muitas vezes a determinação indica o sucesso mais do que o talento. Isso porque, o talento sem ação não chega a lugar nenhum. A habilidade de perseguir e buscar, aquilo que você deseja, indica que você pode conseguir.

Einstein era obcecado e amava buscar a sua Teoria da Relatividade. Era inteligentíssimo, porém precisou trabalhar longos períodos para atingir seu objetivo - DETERMINAÇÃO.

CARACTERÍSTICA 2 - ARRISCAR, SAIR DA ZONA DE CONFORTO
Lidar com o desconhecido é um indicativo que você pode melhorar sua criatividade. 
O conhecido diplomata americano Benjamin Franklin (1706-1790) em uma de suas célebres frases, disse: "As pessoas que não ambicionam nada e não arriscam nada, não servem para nada".
Atingir o ápice de sua carreira, significa arriscar, sair da zona de conforto e ir além do conhecido.

Picasso, Einstein, Mozart valorizavam o processo de seus trabalhos tanto quanto os resultados. Eles acreditavam que os obstáculos (o desconhecido) serviam de oportunidades para o progresso de seus conhecimentos e para o atendimento do sucesso.

Picasso foi perguntado, certa vez, se ele sabia ao começar uma pintura, como ela ficaria no final e respondeu:
"É claro que não. Se eu soubesse, não estaria me aborrecendo com ela".

CARACTERÍSTICA 3 - DIRECIONAR A INSATISFAÇÃO PARA APRENDER E CRIAR
Os três gênios eram extremamente curiosos, abertos a novas ideias e persistentes, muito embora sofreram vários reveses em suas carreiras. Direcionar a insatisfação para fazer algo além é um dos princípios da criatividade. Na dificuldade você cresce. A maioria dos grandes inventos saíram da necessidade e dificuldade do inventor.

Mozart disse certa vez, quando perguntado sobre sua arte: "Sou comprometido com a música. As pessoas pensam que a arte é algo que vem fácil a mim. Mas eu garanto a você que não há ninguém mais devotado e que dedica tanto tempo a uma composição".

Dedicar-se para ultrapassar os obstáculos é o segredo.

Já Picasso, afirmou que estava sempre trabalhando em algo que não conseguia fazer. A insatisfação em não saber fazer, era o modo e o combustível para aprender fazer e superar os obstáculos.

Embora Einstein fora obcecado pela Teoria da Relatividade (e conseguiu prova-la) era extremamente curioso. Disse, certa vez: "Eu não tenho nenhum talento especial, sou apenas curioso". 
Modesto ele, não?

E então, você se acha criativo?
Se não, aprender com esses gênios é um bom caminho.


14 fevereiro de 2020
Professor Mario Fernando Mello
Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas 
UFSM
Texto baseado em matéria da Época Negócios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário