segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

SETE HABILIDADES NECESSÁRIAS AO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO PARA OS PRÓXIMOS ANOS

Sem desconsiderar sua capacidade técnica para o exercício da profissão, algumas habilidades são necessárias neste período de intensas mudanças nas organizações. Prepare-se e desenvolva-se para evoluir.
👀
1. TER LIDERANÇA
Ser capaz de se comunicar de forma eficaz, saber atuar em equipes multidisciplinares, ter constância de propósito e liderar pelo exemplo. Exercer a cobrança sem deixar de valorizar as pessoas, explicando a elas o porquê das tarefas/atividades.

2. SABER ESCUTAR
Escutar é complicado e sutil. Todo mundo só quer aprender a falar, porém, aprender a escutar são poucos. Temos dificuldade em ouvir o que o outro diz, sem interromper ou adiantar o final. Escute seus pares, subordinados, chefes, enfim, sempre tem alguém que contribui com nosso aprendizado. Essa é uma habilidade chave para os engenheiros.

3. ENCONTRAR SOLUÇÕES
Ser capaz de projetar, implementar e aperfeiçoar sistemas, produtos e processos. Não desprezar os limites e características da empresa/organização e da comunidade envolvida. Usar a visão sistêmica em busca de soluções de problemas. 

4. TER SABEDORIA PARA EVOLUIR
Ser capaz de analisar cenários e prever sua evolução/involução percebendo a interação entre as empresas e os impactos sobre a competitividade e rentabilidade. Manter-se atualizado sobre as tendências do seu setor de atuação e os impactos que outros setores podem causar sobre seu setor.

5. TER SENSO E CAPACIDADE DE INTEGRAÇÃO
Ser capaz de dimensionar, qualificar e integrar recursos físicos, humanos e financeiros com objetivo de produzir com eficiência e eficácia, reduzindo custos, eliminando desperdícios visando a melhoria contínua.

6. BUSCAR NOVAS TECNOLOGIAS
Ser capaz de monitorar e acompanhar os avanços tecnológicos analisando-os para serem colocados a disposição das demandas da empresa. Ter senso crítico para identificar as tecnologias compatíveis com o tamanho/características da empresa. 

7. CONHECER DE ECONOMIA E FINANÇAS
Ser capaz de criar e utilizar indicadores de desempenho e sistemas de custos, bem como avaliar a sustentabilidade financeira da empresa. Criar indicadores de desempenho que sejam capazes de serem utilizados: senso de simplicidade/utilidade. Ter um efetivo controle de custos dos serviços/produtos para compor adequadamente o preço de venda. Analisar constantemente as movimentações do mercado interno e externo.

24 janeiro 2020
Professor Mario Fernando Mello
Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas
UFSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário